Eiblyng Scardini Menegazzo
Divulgação
A Paraíba ficou de fora da lista dos estados brasileiros que receberam
óleo diesel menos poluentes estabelecido pela Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Apenas o diesel S-10 (10
partículas de enxofre por milhão – PPM) e o S-500 (500 ppm) poderão ser
comercializados no território nacional para a frota de caminhões, ônibus
e outros veículos do ciclo diesel de uso em estrada, mas a Paraíba e o
Rio Grande do Norte não terão acesso a essa medida.
O
Superintendente da Federação de Transportes de Passageiros do Nordeste
(Fetronor), Eiblyng Scardini Menegazzo destacou que a utilização desses
combustíveis menos poluentes é de grande importância para o setor, pois
tanto agrega valor ambiental quanto econômico, ao sujar menos os
motores e ocasionar menor manutenção. E lamentou o fato de os estados da
Paraíba e Rio Grande do Norte sempre ficarem de fora da lista de
implantação.
"A Fetronor já enviou ofício para a Petrobras, que
respondeu não atender esses dois estados com outro diesel que nao seja o
S1800 - o mais poluente que existe e o mesmo que utilizado em
embarcações marítimas - por não possuírem tanques para armazenar outro
tipo de diesel, mas que estaria atendendo dentro do cronograma da ANP,
que só prevê o atendimento aos estados do RN e PB ao final de 2014,
prazo este que acreditamos, será prorrogado", afirmou.
Renovação de frota prejudicada
Ele
lembrou ainda que a situação é agravada pelos ônibus fabricados a
partir de 2012 virem com motor da fase euro 7 que só funciona com o óleo
diesel a partir do S50 para baixo, o que impossibilita os estados do RN
e PB de renovarem suas frotas, e quando o fizerem, adquirindo de fora
este diesel, encarecerem bastante os custos da operação.
Por fim,
Eiblyng esclareceu que a inserção deste novo diesel, de melhor
qualidade, não possui nenhum incentivo por parte das autoridades, sendo
mais onerosa sua aquisição, já que não revista e contabilizada para
formulação das tarifas.
De acordo com a ANP, a lista dos
municípios onde o diesel S-10 deverá ser comercializado será divulgada,
em breve, no site da Agência. O S-500 será vendido em todo o território
nacional, exceto nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e
Belém, onde só é permitida a do S-10, o diesel com menor teor de
enxofre. Atualmente, o S-10 é comercializado obrigatoriamente em 4.173
postos de combustível e outros 8.244, de forma voluntária.
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