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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mais da metade das rodovias brasileiras é ruim, péssima ou regular, diz pesquisa da CNT

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Do UOL Notícias
Em São Paulo 


      
Mais da metade das rodovias brasileiras pode ser considerada de qualidade ruim, péssima ou regular, apontou a uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

O estudo considerou 100% da malha rodoviária nacional --ou 92.747 km de extensão -- tanto de rodovias federais quanto estaduais e também as operadas por concessionárias. O levantamento considerou 1.802 km a mais em relação ao último levantamento anterior.

De acordo com a pesquisa, apenas 12,6% da malha são considerados ótimos e, 30%, bons. Com 57,4%, porém, predominaram, somadas, avaliações de má qualidade das vias: condições regulares (30,5%), ruins (18,1%) e péssimas (8,8%).

Em nota, a CNT informou que o estudo considerou para análise as condições conforme aspectos perceptíveis aos usuários, tanto em relação a pavimento, por exemplo, quanto à sinalização e à geometria da via.

Os trabalhos levaram 39 dias, entre os meses de junho e agosto deste ano, e foram executados por 17 equipes da CNT.

Avaliação das principais rodovias brasileiras

  • Fonte: Pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes de 2011

Avaliação por regiões

A pesquisa foi dividida por regiões, de modo que as rodovias do Sudeste foram avaliadas como as que estão em melhores condições. Dos 26.778 km da região, 24,6% foram classificados como em ótimo estado; 30,7% como bom; 28,2%, regular; 13,2%, ruim e 3,3%, péssimo.

Os piores trechos e as rodovias que
os compõem, segundo a pesquisa CNT
Belém (PA) - Guaraí (TO)
BR 222, PA 150, PA 151, PA 252, PA 287, PA 447, PA 475, PA 483, TO 336
Rio Verde (GO) - Iporá (GO)
GO 174
Marabá (PA) - Wanderlândia (TO)
BR 153, BR 230, PA 153/BR 153
Marabá (PA) - Dom Eliseu (PA)
BR 222
Brasília (DF) - Palmas (TO)
BR 010, DF 345/BR 010, GO 118, GO 118/BR 010, TO 1010, TO 050, O 050/BR 010, TO 342
Manaus (AM) - Boa Vista (RR) - Paracaíma (RR)
BR 174
Barracão (PR) - Cascavel (PR)
BR 163, PR 163/BR 163, PR 182/BR 163, PR 582/BR 163
Natividade (TO) - Barreiras (BA)
BA 460, BA 460/BR 242, TO 040, TO 280
Teresina (PI) - Barreiras (BA)
BR 020, BR 135, BR 235, BR 343, PI 140, PI 141/BR 324, PI 361
Jataí (GO) - Piranhas (GO)
BR 158

Já no Nordeste, a maior parte dos 25.820 km estudados foi classificada como de qualidade regular (32,8%); ruim (17,7%) e péssima (12,7%), e apenas 3,8% como ótima e boa (33%).

No Centro-Oeste, dos 14.151 km de rodovias avaliados, 6,4% estão em ótimas condições; 22,7% em bom estado; 35%, regulares; 26,7%, ruins; e 9,1% em péssimo estado, segundo a pesquisa.
O Norte, com 9.799 km analisados, conta com apenas 0,8% das estradas avaliadas como ótimas; 12,7% como boas; 31,4% como regulares; 31,8% como ruins e 23,2% como péssimas.

Ligações

O estudo também traz um ranking de 109 ligações rodoviárias de todo o país, ou seja, os trechos regionais que interligam territórios de um ou mais Estados.

A primeira colocada na lista é a ligação São Paulo SP - Itaí SP - Espírito Santo do Turvo SP, composta pelas rodovias SP-255, SP-280/BR-374. Em último lugar, ou na 109ª posição, está a Belém PA - Guaraí TO, composta pelas rodovias BR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483 e TO-336.

Gestão pública e privada
Em relação às diferenças existentes na administração das rodovias, a CNT aponta que, das que estão sob concessão (15.374 km), 48% foram classificadas como ótimas; 38,9% como boas; 12% como regulares; 1,1% como ruins e nenhuma foi avaliada como péssima.

Já entre as rodovias sob gestão pública (77.373 km), somente 5,6% foram avaliadas como ótimas; 28,2% como boas; 34,2% como regulares; 21,5% como ruins e 10,5% como péssimas.

Um comentário:
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  1. TEM CERTEZA QUE APISTA QUE LIGA ALAGOA NOVA A LAGOA SECA, NÃO FOI INCLUIDA NESTA PESQUISA PORQUE S ENÃO>>
    ERA A PRIMEIRA, !1 COM TODA CERTEZA ! KKKKK


    ATENÇÃO DER.....TRABALHO URGENTE NESTE TRECHO , A POPULAÇÃO PEDE , É UM DEVER DO ESTADO!!!!!!

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