Fonte : Secom PB
O calendário de vacinação contra a gripe na Paraíba começa nesta segunda-feira (17) e mais de 1 milhão de pessoas deverão ser vacinadas, segundo informações do Ministério da Saúde.
Inicialmente, trabalhadores em saúde e as gestantes. A partir da quinta-feira (20), a imunização, em Campina Grande, será estendida para os outros grupos do público-alvo da campanha. Em todo o estado, para os demais públicos terá início dia 24 de abril e vai até o dia 26 de maio.
O diferencial da campanha de 2017 é que os professores de escolas públicas e privadas também foram incluídos entre os grupos prioritários.
No dia 24 de abril a campanha abre para os demais grupos de risco: idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.
A partir do dia 8 de maio a campanha começará para os professores, que a partir deste ano passam a integrar o grupo de risco. Para a imunização dessa categoria serão montados polos, um por Distrito Sanitário. Os professores deverão ir até um desses pontos portando além do documento de identidade, o contracheque para comprovar ser professor. Além dos polos, a partir do dia 8, esses profissionais também poderão procurar as USFs.
Dia D
Esse ano, além do dia 13 de maio, também haverá mobilização nos dias 20 e 27 deste mês e 3 de junho para imunização dos que integram os grupos de risco e que ainda não tenham sido vacinados. Nesses dias serão seis postos abertos para imunização dos grupos de risco.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Precauções
Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Como prevenir
“Para evitar algumas doenças é imprescindível a higiene das mãos e dos ambientes”, orientou a coordenadora do setor de imunização da SMS. “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, disse a chefe da imunização da SMS, Chiara Dantas.
Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.
Nenhum comentário:
Write comentáriosO Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.