Blog Notícia Extra

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Governo comemora Dia do Agricultor com feiras e entrega de equipamentos

Posted by   on

Fonte: SECOM-PB

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Agropecuária e da Agricultura Familiar, realiza nesta quinta-feira (28) uma série de atividades alusivas ao Dia do Agricultor. Além de feiras dos produtores, haverá palestras e entrega de kits para implantação e reestruturação de feiras da agricultura familiar. A programação se prolongará até a sexta-feira (29).
Durante a programação, serão entregues equipamentos para a conservação de produtos beneficiados e processados além de materiais para implantação e reestruturação de feiras da agricultura familiar, no qual foram investidos de R$ 1,3 milhão. Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais  – Pronat, e a ação beneficiará 655 famílias de 36 municípios dos Territórios do Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Mata Sul.
O principal objetivo é desentravar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, que sempre foi um ponto de estrangulamento apontado pelos agricultores e consta como um grande desafio para o desenvolvimento da agricultura familiar. 

Nos últimos anos, a comercialização vem despontando e sendo fortalecida pelos programas de comercialização institucional e pelas feiras da agricultura familiar que vêm sendo implantadas. Contudo, ainda há grande demanda por feiras, já que a maioria dos municípios não possui suas feiras livres, o que vem prejudicando tanto os consumidores como também os agricultores familiares.
O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, destaca que as Feiras se caracterizam por ser um espaço que acomoda vários produtos e experiências existentes nos territórios. “Observa-se que estes espaços, além da comercialização, garantem outros tipos de negociações e de troca de experiências que fortalecem a organização social e produtiva dos agricultores, como também fortalece a visualização dos produtos advindos da agricultura familiar e provoca uma mudança de comportamento tanto por parte dos agricultores como dos consumidores”, observou.

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter