Blog Notícia Extra

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Alagoa Nova realizou no último final de semana a Festa da Galinha e da Cachaça 2014

Posted by   on

Por: Ana Célia Macedo

Alagoa Nova, cidade de clima ameno, realizou no último final de semana a ×Rota Cultural Caminhos do Frio, evento promovido pelo Fórum de ×Turismo do Brejo Paraibano em parceria com o SEBRAE/PB e pelo governo do Estado  por meio da ×Secretaria de Cultura. O evento iniciou-se em 14 de julho na cidade de Areia e vai até o dia 31 de agosto, encerrando-se na cidade de Alagoa Grande, e tem como objetivo divulgar as particularidades do brejo paraibano.
Concomitantemente ao evento ×Caminhos do Frio, aconteceu também o Festival da Galinha e da Cachaça que esse ano está na sua nona edição. Esse Festival promove a gastronomia da região, com o produto mais tradicional da mesa dos agricultores locais que é a “Galinha de capoeira”,  seguido da “Cachaça” que movimenta economicamente o brejo, devido à concentração de engenhos fixados na região .
Em Alagoa Nova, a programação da ×Rota Cultural Caminhos do Frio, do ×Festival da Galinha e da Cachaça contou com produção e exposição do artesanato local, programações culturais nas escolas¸ Curso gastronômico, Cinema cultural¸ Gincana Cocoricó¸ IV Edição do Chá de Chocolate¸ Vila Gastronômica dos Bares e Restaurantes, Feira do Agricultor, II Campeonato “Os Biriteiros e Comilões” (Jogo de Futebol), Vila Gastronômica, Forró Pé-de-Serra, e Shows Musicais.
Existem cinco engenhos produtores ativos de cachaça na região, destacando-se, em nível nacional, o produtor da Cachaça Serra Preta, vencedora do prêmio nacional da Playboy, e o produtor da cachaça Caranguejo, Engenho e Destilaria Macaíba.  Dentre outras também comercializadas  no Nordeste, destacam-se a Cachaça Matuta e a Dona Encrenca que são produzidas artesanalmente.
Quanto à estrutura hoteleira da cidade, a Prefeitura,  em parceria com a Secretaria de Eventos e a comunidade local,  formaram um “banco de hospedagem”, disponibilizando as casas dos moradores locais em regime “Cama e Café”,(hospedagem alternativa) para o turista, possibilitando uma participação mais ativa no evento. Hoje a cidade conta com, aproximadamente, 200 leitos.
“Essa ação de parceria tem fortalecido a economia local e o turismo local porque o visitante vem pra cá e consome aqui, abastece seu carro aqui, almoça nos restaurantes daqui.” – enfatizou o Prefeito de Alagoa Nova, Kleber Herculano.
No parque da ×Lagoa Manuel Pereira, onde aconteceram os shows, foram também fixadas lojinhas para comercialização do artesanato local, sendo a “galinha” o principal motivo inspirador dentre as demais criações.

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter