Por: Ana Célia Macedo

Concomitantemente ao evento ×Caminhos do Frio, aconteceu também o Festival da Galinha e da Cachaça que esse ano está na sua nona edição. Esse Festival promove a gastronomia da região, com o produto mais tradicional da mesa dos agricultores locais que é a “Galinha de capoeira”, seguido da “Cachaça” que movimenta economicamente o brejo, devido à concentração de engenhos fixados na região .
Em Alagoa Nova, a programação da ×Rota Cultural Caminhos do Frio, do ×Festival da Galinha e da Cachaça contou com produção e exposição do artesanato local, programações culturais nas escolas¸ Curso gastronômico, Cinema cultural¸ Gincana Cocoricó¸ IV Edição do Chá de Chocolate¸ Vila Gastronômica dos Bares e Restaurantes, Feira do Agricultor, II Campeonato “Os Biriteiros e Comilões” (Jogo de Futebol), Vila Gastronômica, Forró Pé-de-Serra, e Shows Musicais.
Existem cinco engenhos produtores ativos de cachaça na região, destacando-se, em nível nacional, o produtor da Cachaça Serra Preta, vencedora do prêmio nacional da Playboy, e o produtor da cachaça Caranguejo, Engenho e Destilaria Macaíba. Dentre outras também comercializadas no Nordeste, destacam-se a Cachaça Matuta e a Dona Encrenca que são produzidas artesanalmente.
Quanto à estrutura hoteleira da cidade, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Eventos e a comunidade local, formaram um “banco de hospedagem”, disponibilizando as casas dos moradores locais em regime “Cama e Café”,(hospedagem alternativa) para o turista, possibilitando uma participação mais ativa no evento. Hoje a cidade conta com, aproximadamente, 200 leitos.

No parque da ×Lagoa Manuel Pereira, onde aconteceram os shows, foram também fixadas lojinhas para comercialização do artesanato local, sendo a “galinha” o principal motivo inspirador dentre as demais criações.
Nenhum comentário:
Write comentáriosO Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.