![]() |
Foto- Reprodução |
A técnica iniciou a palestra apresentando o vídeo “Deus e a Natureza”, mostrando o planeta terra e a natureza como presentes divinos para a humanidade e a sua responsabilidade na preservação e na conservação do meio ambiente.
Em seguida, a técnica do Projeto Rio Mamanguape iniciou uma discussão com os participantes sobre as mudanças ambientais que estão acontecendo nas últimas décadas devido a produção e ao consumo exagerado de bens e produtos, como também sobre a necessidade da adoção de um consumo sustentável.
Ela ressaltou que mesmo a população na zona rural já sente os efeitos da degradação ambiental e da poluição, sendo urgente a adoção da redução da produção do lixo, da reutilização e da reciclagem.
Maria da Conceição também falou sobre os problemas causados pelo lixo e as doenças resultantes da sua manipulação. “A responsabilidade é de todos os cidadãos e não apenas um problema dos governos”, lembrou. Ela também apresentou um vídeo mostrando os benefícios da reciclagem.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Mirian Alves, elogiou a realização da palestra, sobretudo pela linguagem acessível à comunidade, o que facilitou o entendimento do conteúdo apresentado.
Para a professora Joelma Rufino, a palestra foi um grande incentivo para que a Escola Frei Damião continue levando adiante sua proposta de redução da produção de lixo, de reutilização e reciclagem. Após a palestra, ela convocou todos os pais a juntarem e a enviarem para a escola garrafas pet e papel que possam ser reciclados.
Durante o evento, as professoras das Escolas Frei Damião e Nossa Senhora da Conceição também apresentaram aos pais de alunos exemplos de objetos decorativos e brinquedos resultantes da reutilização de produtos que eram considerados lixo.
As professoras também apresentaram a proposta aos pais deles recolherem óleo de soja utilizado para a produção de sabão e descobriram que vários já possuem capacitação para a tarefa, sendo esta mais uma possibilidade de preservação do meio ambiente e geração de renda.
Da Assessoria de Imprensa/ COOPACNE
Nenhum comentário:
Write comentáriosO Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.