Pela Redação do
A loja de compras online da rede Carrefour pode receber uma multa de
até 6 milhões de reais por cancelamentos de compras online realizadas em
um saldão no dia 1º de janeiro e assim desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Procon-SP. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.
A promoção de começo de ano do estabelecimento oferecia descontos de
até 50% nos produtos, mas muitos compradores reclamam que a loja alegou
“problemas cadastrais” para desfazer as compras. De acordo com o Procon,
até ontem, 5/1, mais de 100 consumidores haviam reclamado da situação.
Em entrevista para o IDG Now!, o diretor executivo em exercício do
Procon-SP, Carlos Coscarelli, afirmou que apenas “a falta de pagamento
pode cancelar a compra”. Além disso, o profissional lembra que os dados
de cadastro devem ser checados pelo estabelecimento antes da finalização
da compra.
Segundo o especialista, se a loja não cumprir a oferta, em até 10
dias úteis a partir da notificação do Procon, terá de pagar a multa que
pode chegar até 6 milhões de reais e realizar o "cumprimento forçado"
das ofertas anunciadas - o valor da multa é calculado com base no porte
econômico da empresa e na gravidade da infração cometida. Outras
empresas já tiveram de pagar o valor total de 6 milhões de reais
anteriormente, de acordo com Coscarelli.
Em resposta, o Carrefour diz que ocorreu um problema nas vendas
aprovadas no primeiro dia deste ano. Isso teria provocado o cancelamento
automático de determinados pedidos. No entanto, a empresa afirma que
irá analisar os casos separadamente e entrar em contato com os
consumidores no decorrer das próximas semanas.
O administrador de fazendas Jonatas Costa Martins, 41, foi um dos prejudicados. Em entrevista ao UOL Tecnologia, ele disse ter adquirido 11 itens – alguns com cartão de crédito e
outros com boleto bancário --, sendo que somente os quatro de menor
valor foram aprovados. Os e-mails que informavam sobre o cancelamento só
foram recebidos no dia seguinte.
Problemas com cadastro apenas na promoção
Vários consumidores também reclamaram sobre o ocorrido no site Reclame Aqui.
Um deles, chamado Marcos, diz ter feito outras compras no dia seguinte a
promoção, mas ressalta que apenas o negócio feito no dia do saldão, com
descontos de até 50% segundo a loja, foi desfeita pelo Carrefour por
“problemas cadastrais”. Para o consumidor, a companhia agiu de “má-fé”
ao cancelar justamente a sua compra na promoção.
Em resposta ao cliente, a loja afirmou que “em geral, a não aprovação
está relacionada a divergência nos dados cadastrais e/ou dificuldade de
contato com o telefone de cadastro para confirmar a compra. Os estoques
são limitados e os valores não se aplicam à nossa rede de lojas físicas
podendo sofrer alterações sem aviso prévio.” Por fim, o Carrefour diz
ter entrado em contato com o cliente para prestar os “esclarecimentos
pertinentes”. No entanto, o consumidor continua reclamando da loja no
site.
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