Blog Notícia Extra

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nos 161 anos de Alagoa Nova líderes políticos destacam obras do senador

Posted by   on



Na semana da pátria os munícipes de Alagoa Nova têm um duplo motivo para comemorar, trata-se que a cidade completa na próxima segunda-feira (05), 161 anos de emancipação política e os líderes maiores desse município o prefeito Kleber Moraes (PMDB) e o ex-deputado e atual Chefe de Gabinete da prefeitura de Campina Grande, Ivaldo Moraes (PMDB) destacam as várias obras conseguidas em Brasília pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que estão melhorando a qualidade de vida dos alagoa-novenses.

Segundo o prefeito o senador Vital do Rêgo tem sido um verdadeiro pai para os cidadãos de Alagoa Nova, ele destaca que as obras angariadas pelo parlamentar começam pela construção do portal de entrada da cidade que homenageará o nome do avô do senador, o ex- governador Pedro Moreno Gondim. Visto na foto abaixo:


O gestor municipal relata que o portal viabilizado via emenda de Vital no valor de R$ 200 mil no Ministério do Turismo será um novo símbolo turístico da cidade a exemplo do que é hoje a Lagoa totalmente reformada, também graças ao empenho do parlamentar federal quando Ivaldo Moraes era prefeito da cidade. Kleber cita ainda que em pouco tempo a cidade ganhará mais duas âncoras do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje o município tem oito unidades de PSF e duas âncoras que foram ampliadas com a articulação de Vital do Rêgo quando ainda era deputado federal dando suporte a rede de mais de 110 profissionais da saúde que atuam para ajudar a população. 
“Vital que que recentemente cobrou, exigiu dos órgãos competentes ações efetivas para a cidade como a distribuição de cestas básicas e recursos para recuperação de estradas danificadas pelas chuvas, também está beneficiando a cidade com PSF para a área mais carente da cidade que é o bairro do Mutirão. Nesta segunda-feira Alagoa Nova comemora aniversário e a prefeitura e Vital presenteiam a cidade com um amplo calendário de obras”, relatou.

Quem fala da programação festiva que começou ontem (02), com o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, articulado pelo senador é o ex-gestor do município Ivaldo Moraes que lembra que no domingo (04) a partir das 10h haverá a oitava edição do já tradicional evento de MotoCross, que reunirá representantes de seis estados da federação em uma pista ampliada para 900 metros; em seguida nas principais avenidas da cidade desfilará o bloco carnavalesco Cocoricó até a Praça da Lagoa; Na segunda haverá o hasteamento das bandeiras e toda uma programação cívica em alusão a emancipação política, que terminará com shows na praça de eventos da cidade conhecida como Moraesão com as bandas forró da Canja e Luan e Forró Estilizado. 
“Há algumas semanas o prefeito Kleber fez a Festa da Galinha e da Cachaça a maior festa do brejo paraibano, há quinze dias foi realizado a rota cultural Circuito do Frio no município e neste domingo e segunda toda a população e os turistas poderão desfrutar desta vasta programação”, disse.

Um pouco sobre Alagoa Nova:

O distrito foi criado com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 6, de 22 de fevereiro de 1837 e instalado em 27 de fevereiro de 1851, subordinado ao município de Campina Grande. Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 10, de 5 de setembro de 1850, desmembrado de Campina Grande, com sede no núcleo de Alagoa Nova. distrito sede.

O município foi palco da Revolta do Quebra-Quilos, em 1874. Nesta ocasião, o arquivo da prefeitura foi incendiado, o que fez com que parte da história do município fosse perdida. Em 5 de junho de 1900, foi extinta a vila de Alagoa Nova. Foi novamente elevado à categoria de município com a denominação de Alagoa Nova, pela lei nº 215, de 10 de novembro de 1904.

Geografia

O município localiza-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. A vegetação é típica do brejo. o clima é ameno, característico dobrejo de altitudes.

Alagoa Nova encontra-se inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Mamanguape. Os principais tributários são os rios Mamanguape e Riachão, além dos riachos Ribeira e Pinga, todos de regime de escoamento intermitente.


DO: http://www.pbagora.com.br
PB Agora

com Assessoria

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter