Blog Notícia Extra

segunda-feira, 27 de março de 2017

Governo do Estado realiza curso pioneiro para vacinadores em Campina Grande

Posted by   on

Fonte : Secom PB


Enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios que integram a 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Saúde participam, nesta quarta-feira (29), às 8h, da aula inaugural do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Sala de Vacina, que será realizada no Centro de Formação de Educadores, próximo ao Caic das Malvinas, em Campina Grande. O curso, pioneiro no Estado da Paraíba na modalidade de ensino à distância, é resultado de um convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB).
O curso tem como objetivo principal aperfeiçoar, com base no Programa Nacional de Imunização (PNI), os conhecimentos e habilidades dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do SUS que atuam nas salas de vacina do Estado da Paraíba, considerando a importância destes profissionais no aumento da cobertura e, consequentemente, na redução das taxas de morbidade e mortalidade da população. Outros objetivos incluem a atualização das técnicas de armazenamento e procedimentos com imunobiológicos, além de reflexões sobre a importância dos indicadores de saúde.



Os participantes do curso terão dois momentos presenciais, nesta quarta-feira e, ao final do quarto mês, no encerramento dos sete módulos. Os momentos presenciais acontecerão nas cidades-polo e, no caso de Campina Grande, o município sedia a 3ª GRS e, junto com a 4ª e 5ª Gerências, forma a 2ª Macrorregião de Saúde do Estado. Os encontros presenciais serão facilitados pelos tutores, que acompanharão o desenvolvimento das atividades e a frequência nos ambientes virtuais de aprendizagem, que visam a facilitar os estudos em horários mais convenientes para os profissionais, que não precisarão se ausentar do trabalho.

No primeiro encontro presencial, serão apresentados aos profissionais a metodologia do curso, os tutores e a plataforma na qual será oferecido o ensino à distância. Os sete módulos serão divididos em: Introdutório, Bases epidemiológicas, Bases imunológicas, Aspectos técnicos e administrativos da sala de vacina, Conservação dos imunobiológicos, Vacinação na rotina do serviço de saúde, Fontes de informações para SI-PNI. 

A avaliação será processual, considerando o desempenho, interesse, participação e frequência nas atividades disponibilizadas.
Serão oferecidas 25 turmas simultâneas, distribuídas pelas quatro Macrorregiões de Saúde do Estado e os momentos presenciais serão realizados, além de Campina Grande, em João Pessoa, Patos e Sousa.

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter