Blog Notícia Extra

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país

Posted by   on


Ascom / MinC

 
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil.
O Programa vem sendo debatido com um grupo de 15 maestros oriundos de 10 estados. Todos eles lideram, há anos, projetos de inclusão social em suas comunidades. A idéia é replicar no Brasil a experiência inspirada no programa "El Sistema", da Venezuela. Trata-se de uma metodologia de ensino coletivo de vários instrumentos, trabalhando um repertório comum em todo o território nacional, além de repertórios regionais e locais, que poderão ser compartilhados entre os núcleos.
Na última reunião do grupo, realizada recentemente em Brasília, os maestros debateram com representantes da Secretaria da Economia Criativa do MinC a aplicação da metodologia de ensino, bem como o perfil dos professores e o conjunto de instrumentos que serão ensinados. A formação inicial deverá estruturar orquestras de cordas, sopros e percussão básica, com aulas sempre coletivas, por naipe de instrumentos e por formação orquestral.
O orçamento inicial será de R$ 13 milhões, beneficiando diretamente 9 mil crianças e jovens. Participam na configuração do programa os maestros Amilson Godoy (Orquestra Sinfônica Arte Viva), Arthur Barbosa (Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho/CE), Miguel Campos Neto (Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz/PA), Claudio Cohen (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional/DF), Carlos Alberto R. de Lima (Banda Musical Lyra Mojimiriana /SP), Carlos Moreno (Orquestra Sinfônica de Santo André), Jorge Lisbôa Antunes (Orquestra Ars Hodierna e Camerata Musica Nova), Davi Oliveira (Orquestra Filarmônica Cesumar/PR), André Cardoso (Orquestra Sinfônica da UFRJ – OSUFRJ), Lenir Magalhães Boldrin (Instituto Novo Tempo- Música e Cidadania), Eliseu Ferreira (Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás), Márcio Paes Salles (Orquestra da Grota), Cassio Henrique R. Martins (Orquestra de Câmera da UFPI), Sarah Higino (Projeto "Volta Redonda cidade da música"), Sérgio Figueiredo (Orquestra Acadêmica da UDESC) e Vantoil de Souza (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa/RJ). 
Texto: SEC / MinC

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter