Blog Notícia Extra

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Municípios podem ter acesso ao cadastro único de programas sociais

Posted by   on





FAMUP com Agência Brasil
O acesso aos dados do Cadastro Único (Cadúnico), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), está liberado para os órgãos estaduais e municipais para formulação de pesquisas e políticas de promoção social. Os critérios para o uso dos dados do cadastro foram publicados na portaria publicada pela Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Os registros reúnem informação de endereço, documentos pessoais e telefones das famílias cadastradas em programas sociais.

Os órgãos solicitantes deverão apresentar ao MDS justificativas para o uso dos dados, assim como o detalhamento do projeto e a apresentação de termo de compromisso de sigilo. Além disso, o órgão deverá implementar um mecanismo de segurança da informação que identifique e responsabilize cada funcionário que obtiver acesso aos dados.

Já as instituições de pesquisas e ensino só poderão ter acesso ao CadÚnico se apresentarem ao ministério a abrangência do projeto, os motivos que justifiquem a utilização da base de dados e termo de compromisso de manutenção de sigilo. “Nesse caso, as informações devem ser repassadas, preferencialmente, criptografadas, para assegurar a privacidade das pessoas cadastradas”, explicou a diretora do Departamento de Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo.

A portaria ainda determina que, ao final da pesquisa, uma cópia seja entregue ao ministério. Todas as solicitações serão avaliadas pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento, que ficará responsável por fornecer os formulários de requisição de acesso ao CadÚnico.

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter