MARÍLIA MIRAGAIA
da http://www1.folha.uol.com.br
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo enviou uma recomendação à
Cereser para que retirasse do mercado uma bebida gaseificada sem álcool,
destinada a crianças, que reproduz o formato de espumantes tradicionais
--inclusive com rolha.
Lançada em 2011 para as festas de fim de ano, a embalagem colorida do
Disney Spunch traz personagens da Disney, como a Cinderela, a Branca de
Neve e o Mickey.
De acordo com Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo do Infância e
Juventude da Defensoria, a estratégia da empresa foi "irresponsável,
por se relacionar com produto direcionado ao adulto e fazer analogia a
espumantes".
Para ele, a bebida fere tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao
induzir o consumo de álcool, quanto o Código de Defesa do Consumidor
--seria considerada publicidade abusiva.
A recomendação não é uma decisão judicial, mas a intenção da defensoria é
levar o caso à Justiça, caso o pedido de retirada da bebida das lojas
não seja seguido.
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Bebida gaseificada para crianças da Cereser, que imita garrafa de espumante |
OUTRO LADO
A Cereser não quis comentar o assunto. Em nota, diz que "o ofício [da
defensoria] é analisado pelo departamento jurídico da empresa, que
apresentará defesa até a próxima sexta-feira".
Segundo a defensoria, a Cereser já marcou reunião com o órgão para discutir o assunto.
Um caso semelhante ao da bebida são cigarros de chocolate, retirados do
mercado há vários anos pela mesma conclusão --o estímulo indevido ao
consumo.
Para Vivien Bonafer Ponzoni, psicóloga e terapeuta, "incentivar o
consumo de produtos próximos da realidade adulta cria uma necessidade
que a criança não tem".
No caso do Disney Spunch, os personagens infantis podem ser mais uma maneira de aproximar a criança do universo do adulto.
Desembargador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São
Paulo, Antônio Carlos Malheiros diz que "não deixa de ser uma indução".
"A criança está bebendo a mesma coisa que os pais e se vê tão poderosa
quanto eles", afirma.
Não há prazo para que a empresa recolha a bebida.
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