Uma empresa dos Estados Unidos quer voltar a produzir o Fusca, só que dessa vez com motores elétricos
da Redação
A fabricante independente norte-americana iCon EV, especializada na pesquisa e desenvolvimento de propulsores elétricos, quer trazer de volta à ativa o conhecidíssimo Volkswagen Type 1, imortalizado no Brasil sob a alcunha de Fusca. Só que o motor traseiro refrigerado a ar dará lugar a um conjunto totalmente elétrico na nova versão. A empresa batizou o projeto de iCon Type B e planeja adquirir os equipamentos e ferramentas originais da fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, que produziu o última Fusca, em 2003.
A fabricante afirma que precisará de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 1,7 bilhão, para reintroduzir o Fusca no mercado em sua versão elétrica. Uma montadora convencional gasta entre US$ 1 bilhão e 2 bilhões – de R$ 1,65 bilhão a R$ 3,3 bilhões – para desenvolver uma plataforma para um modelo novo. A empresa quer arrecadar a quantia necessária por meio de uma campanha de apelo à população norte-americana. O preço final do veículo elétrico seria de US$ 20 mil, equivalente a R$ 33.500.
Além do impasse para o financiamento da empreitada, a iCon EV também precisará passar por uma questão ainda mais complicada: obter o licenciamento da Volkswagen para a reativação da produção em série do velho Fusca. De acordo com a empresa norte-americana, o Fusca será apenas o primeiro modelo de um projeto que pretende reeditar clássicos da marca alemã, como o cupê Volkswagen Karman Ghia, e da Porsche, como os esportivos 356 e 550 Spyder, todos com propulsores elétricos.
da Redação
A fabricante independente norte-americana iCon EV, especializada na pesquisa e desenvolvimento de propulsores elétricos, quer trazer de volta à ativa o conhecidíssimo Volkswagen Type 1, imortalizado no Brasil sob a alcunha de Fusca. Só que o motor traseiro refrigerado a ar dará lugar a um conjunto totalmente elétrico na nova versão. A empresa batizou o projeto de iCon Type B e planeja adquirir os equipamentos e ferramentas originais da fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, que produziu o última Fusca, em 2003.
A fabricante afirma que precisará de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 1,7 bilhão, para reintroduzir o Fusca no mercado em sua versão elétrica. Uma montadora convencional gasta entre US$ 1 bilhão e 2 bilhões – de R$ 1,65 bilhão a R$ 3,3 bilhões – para desenvolver uma plataforma para um modelo novo. A empresa quer arrecadar a quantia necessária por meio de uma campanha de apelo à população norte-americana. O preço final do veículo elétrico seria de US$ 20 mil, equivalente a R$ 33.500.
Além do impasse para o financiamento da empreitada, a iCon EV também precisará passar por uma questão ainda mais complicada: obter o licenciamento da Volkswagen para a reativação da produção em série do velho Fusca. De acordo com a empresa norte-americana, o Fusca será apenas o primeiro modelo de um projeto que pretende reeditar clássicos da marca alemã, como o cupê Volkswagen Karman Ghia, e da Porsche, como os esportivos 356 e 550 Spyder, todos com propulsores elétricos.
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