Blog Notícia Extra

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atenção esportistas da Paraíba tem apoio chegando!

Posted by   on

Ricardo Coutinho sanciona lei que cria Fundo de Apoio ao Esporte


 

Governador durante assinatura da lei no Palácio. Foto: Antonio David/Secom-PB
Complementar os recursos financeiros destinados ao custeio e investimentos da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sejel) e recuperar e manter os equipamentos esportivos em condições ideais de funcionamento. Estes são os objetivos da Lei que cria o Fundo de Apoio ao Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, sancionada nesta quarta-feira (12) pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade no Palácio da Redenção.


O governador Ricardo Coutinho disse que a criação do Fundo de Apoio ao Esporte objetiva regularizar algumas cobranças que o Estado faz em equipamentos na área esportiva, com base nos princípios da administração pública; potencializar uma porta de entrada para que outros aportes de recursos possam ter acesso e buscar um melhor funcionamento da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Na solenidade, Ricardo Coutinho também apresentou o potencial da cidade de João Pessoa como candidata à sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Foi exibido um vídeo e distribuída uma revista mostrando as belezas da capital paraibana e sua localização privilegiada entre quatro cidades que serão sedes do mundial de futebol no Nordeste: Natal, Recife, Fortaleza e Salvador. O Governo do Estado apresentou a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, um complexo esportivo que passará por ampla reforma orçada em R$ 16 milhões, como o nosso Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

Fábio Maia entrega revista ao ex-jogador Mazinho. Foto: Antonio David/Secom-PB
O governador destacou que as cidades que não serão sede, naturalmente serão sub-sedes e farão parte da Copa do Mundo de 2014. Ricardo lembrou que em todas as Copas as seleções se hospedam e treinam em cidades sub-sedes, portanto a Copa do mundo precisa ter espaços adequados e João Pessoa dispõe deste potencial.

“A Capital é um sonho de consumo de qualquer seleção que queira se hospedar bem e treinar bem para participar de uma Copa do Mundo”, comentou. Um outro espaço adequado para esportes citado pelo governador será a Vila Olímpica que a Prefeitura de João Pessoa construirá ainda este ano no conjunto Valentina de Figueiredo.


Diversas autoridades e dirigentes de clubes de futebol e de federações esportivas prestigiaram o evento. O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que também esteve presente, assegurou que a cidade estará pronta para a Copa do Mundo de 2014 e para abrigar grandes eventos culturais, de negócios, a exemplo da Estação Cabo Branco, que hoje tem sua segunda etapa em construção.
Governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Agra. Foto: Antonio David/Secom-PB

Luciano Agra informou ainda que a prefeitura construiu 13 campos de futebol nos bairros e vai licitar a implantação de mais dez unidades. O prefeito destacou a obra em andamento da Vila Olímpica do Valentina Figueiredo, um projeto moderno que terá espaço para 12 modalidades de atletismo.

O tetra-campeão de futebol Mazinho, natural de Santa Rita e que mora na Espanha, foi convidado pelo Governo do Estado para fazer parte do projeto de João Pessoa como sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Ele se dispôs a colaborar com a Paraíba, divulgando a cidade de João Pessoa. “Estou à disposição, quero participar desse projeto da Paraíba e quero ajudar no que for possível. A gente tem tudo para demonstrar que a Paraíba pode, vamos ser sub-sede do mundial de 2014”, disse o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol e tetra-campeão em 1994. Iomar do Nascimento, o Mazinho, tem hoje 44 anos.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, lembrou que o Fundo de Apoio ao Esporte vai ser uma fonte importante para a secretaria, agilizando a aquisição e manutenção de equipamentos esportivos, além de investimentos em eventos de lazer.

Sobre a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, Fábio Maia apresentou detalhes do projeto que a transformará em um Centro de Treinamento de Seleções. O equipamento, após a Copa do Mundo de 2014, terá grande utilidade para a juventude e o desporto paraibano.

O projeto de reforma e ampliação da Vila Olímpica Ronaldo Marinho já foi apresentado ao ministro do Esporte, Orlando Silva, e o material de divulgação da Paraíba foi entregue pelo secretário Fábio Maia ao gerente de Projetos das FIFA – Comitê Organizador Local (COL), Luis Felipe Menezes.

O campo de futebol tem gramados de padrão internacional (drenagem e irrigação), sendo um campo principal (105 x 68 m) e um campo adicional (68 x 52, 45 m), com mureta e alambrado e áreas livres com distâncias superiores a 7,5 m atrás dos gols e 6 m nas laterais.







Governador durante discurso em solenidade. Foto: Antonio David/Secom-PB
Vila OlímpicaA arquibancada tem capacidade para 1.900 pessoas, equipada com dois vestiários para atletas (147 m² cada), sete bacias, sete chuveiros, cinco lavatórios, doze banheiras de hidromassagem, bancos e armários, gabinete médico (32 m²), sala da fisioterapia (76 m²), sala de musculação (67 m²), dois vestiários para árbitros, com banheiros (16 m² cada), auditório para 110 lugares com área de 144 m², um alojamento masculino e um alojamento feminino (136 m² cada), capacidade para vinte beliches, banheiro (47 m²), quatro cabines para imprensa (12 m² cada), copa de apoio e sanitário masculino e feminino e acesso independente através de dois elevadores ou duas escadas.

O projeto prevê uma área livre superior a 500 m² para instalações temporárias (estrutura como tendas, banheiros químicos, cerca etc.); iluminação e instalações elétricas seguindo todos os padrões técnicos e de segurança e gerador de energia; área de segurança (de escape) entre o final do campo e o início da arquibancada/grade com dois portões de quatro metros de largura cada; sanitários para público; local para estacionamento de ambulância; piscina, sendo uma caixa de saltos ornamentais, uma piscina olímpica e uma semi-olímpica; distante 6 km ou 12 minutos do hotel proposto (Tambaú); distante 30 km ou 30 minutos do Aeroporto Castro Pinto.

A revista cita ainda que a Vila Olímpica fica a três quilômetros do Hospital de Emergência e Trauma, equipado com heliporto. A área total do terreno do Centro de Treinamento de Seleções é de 65.108,73 m². O equipamento terá quatro ginásios cobertos e estacionamento com 162 vagas.
DO:

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter