Blog Notícia Extra

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Facebook: Curtir não basta. Compartilhe

Posted by   on




facebook-dislike-1O modo como as pessoas estão compartilhando conteúdo no Facebook está mudando. Há algum tempo o botão “Compartilhar” vem se firmando como um equivalente ao “Retweet” do Twitter e “Reblog” do Tumblr, facilitando a vida dos usuários na hora de replicar um conteúdo. Agora, apenas curtir não basta.

Para entender melhor esse novo fenômeno, é preciso saber a diferença de “Compartilhar” e “Curtir”. Quando “curtimos” algo, ele é publicado em nosso mural apenas informando que você curtiu, além de geralmente não aparecer nos feeds dos seus contatos, ganhando pouco destaque.

curtindo um link

Ao compartilharmos um conteúdo, seja a partir de um botão no site de origem ou dentro do próprio Facebook, ele oferece um espaço para adicionar algum comentário pessoal, exibe a fonte de origem e também ganha bem mais destaque nas atualizações dos seus amigos.

compartilhando um link
Há várias hipóteses para o surgimento desta nova cultura de compartilhamento no Facebook. Talvez uma explicação seja a migração de usuários do Orkut para rede de Mark Zuckerberg. Basta entender uma lógica bem simples: quanto mais pessoas utilizam uma plataforma, mais ideias para seu uso acabam surgindo, o que resulta nas mudanças de comportamento. O crescimento expressivo de usuários no site tem influência direta neste processo, afinal, já são quase 28 milhões de brasileiros no Facebook.

A grande sacada das redes sociais é agrupar pessoas que se identificam com algo em comum. Este é o combustível que alimenta o novo fenômeno de compartilhamento no Face, assim como também é o elemento que sustenta as comunidades do Orkut. Os usuários buscam alguma maneira de expressar seus sentimentos de modo a criar uma conexão com sua rede a partir daquilo.

Repare que ultimamente, conteúdos de entretenimento, política, denúncias, etc, estão pipocando em nossas atualizações. Grande parte deles é repetido ou vem sempre das mesmas fontes, mas compartilhado por pessoas diferentes. Isto acontece por que as próprias publicações incentivam os usuários a compartilhar após ter se identificado com ela. Veja abaixo.

conteudo compartilhado                            compartilhamento de conteudo
As duas postagens acima foram mais compartilhadas do que curtidas e comentadas. O que isso nos mostra? Apenas curtir ou comentar com quem publicou já não basta. Queremos compartilhar com toda a nossa rede de amigos aquilo que achamos interessante e ainda fazer um breve comentário sobre o assunto.


As páginas que estão percebendo isso, trabalham intensamente para produzir mais conteúdo que engaje seus leitores e se espalhe pela rede. O poder do compartilhamento instantâneo, antes consagrado pelo “Retweet” do Twitter e pelo “Reblog” do Tumblr, agora chega de forma arrasadora no Facebook. 

Curtir não basta.

Nenhum comentário:
Write comentários

O Blog Não irá se responsabilizar por comentários ofensivos.

Total de visualizações

Seguidores

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter